A Prefeitura Municipal de Pureza através da Secretaria Municipal de Saúde informa a todos sobre a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que teve início no dia 10 de abril (quarta-feira), se estenderá até o dia 31 de maio, e terá o seu “Dia D” de mobilização no dia 04 de maio (sábado).

A primeira etapa da campanha no período de 10 a 19 de abril, será voltada para puérperas (mães no período de 45 dias pós parto), gestantes e crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Este Público além de receber a vacina contra influenza, também terão atualização da caderneta de vacinação de acordo com a situação encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Na segunda etapa, de 22 de abril a 31 de maio, serão atendidos todos os grupos prioritários, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos (acima de 60 anos), professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades. Para as gestantes e crianças além da vacina contra influenza se mantém a atualização da caderneta de vacinação para as gestantes e crianças (de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias), igualmente de acordo com a situação encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Se você faz parte do público alvo, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência portando caderneta de vacinação e cartão do sus para receber a imunização.