2

Seja Bem-vindo a Pureza, Cidade das Águas Cristalinas

O município de Pureza fica localizado a 65km de Natal e é conhecido por sua abundância de águas em suas diversas nascentes. Seu nome surge a partir da pureza das águas cristalinas. Faz parte do mapa turístico do RN integrando o pólo: costa das dunas.

Seus primeiros habitantes se localizavam as margens do Rio Maxaranguape que nasce na povoação de Pau Ferro (primeira denominação), naquele tempo pertencente a Touros. Em 1832, esse local possuía 44 casas e 223 habitantes; esses poucos moradores tiravam seu único sustento da terra, sendo assim, as águas sempre foi alívio para amenizar a sede e a fome.
A emancipação da Cidade de Pureza ocorreu no dia 5 de Abril de 1963.

O olheiro de Pureza tem a vazão de 1.000.000,00 (um milhão) de litros, onde brota o extraordinário manancial de águas cristalinas, irrigando o leito do Rio Maxaranguape, podendo assim, ser capaz de abastecer as cidades de: Taipu, Poço Branco, João Câmara e Bento Fernandes. Além da própria cidade de Pureza.

Atualmente com a população estimada em 9.825 (Estimativa IBGE, 2021), o município de Pureza vem crescendo cada vez mais. Cidade de um povo acolhedor, Pureza une turismo, artesanato, cultura e hospitalidade, gerando assim um espaço agradável para nossa população e para quem nos visita.