SMEP parabeniza todas as Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Pureza, que participaram da Gincana Estudantil 2018 do nosso município. Esse ano, além das escolas também participaram os CMEIS que proporcionaram assim alegria e divertimento para todos os alunos,funcionários e comunidade. Foram momentos únicos e inesquecíveis para todos que direta ou indiretamente contribuíram para as realizações e sucesso do evento. Quero agradecer primeiramente a Deus, ao Prefeito Neto Moura por nos apoiar, a essa equipe maravilhosa da SME, aos voluntários da nossa sub secretaria de cultura, e aos funcionários o nosso eterno agradecimento, pois sem vocês nada teria acontecido. As direções escolares nossos parabéns por conduzirem e incentivarem os alunos a se tornarem pessoas competitivas. Aos motoristas dos transportes escolares o nosso muito obrigado pela cooperação. Aos alunos, nossos parabéns pelo compromisso, e realização das provas. E para todos os que participaram dessa Gincana quero aqui compartilhar esse texto.
Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem corpo essa parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo.
Ninguém é nada sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso. Trabalhando em equipe ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes.“O importante não é vencer, mas competir, e com dignidade.” Precisamos esclarecer algumas questões!Competir, vencer e perder são experiências necessárias ao desenvolvimento. Competir, no sentido de enfrentar um desafio, é extremamente saudável. Vencer pelo esforço e foco e pela dedicação é se sentir como alguém de valor positivo, e não como o melhor, o que, portanto, se transforma em uma ótima chance de exercer a humildade. Já perder é uma oportunidade para aprender a lidar dignamente com a frustração de não se alcançar o resultado desejado, buscando uma reavaliação dos meios utilizados. Há,portanto, a necessidade de perceber que sempre há espaço para uma experiência moral positiva, tanto em situações de competição quanto nas de cooperação. É evidente que o exercício moral fica mais claro nas atividades cooperativas que, por serem também coletivas, favorecem o espaço para as trocas, a participação e a construção de vínculos de confiança. Mas também os jogos de competição são experiências de cooperação entre as equipes que se enfrentam. Ainda que a cooperação esteja presente nas equipes, e não entre elas, há a necessidade de confiança e troca entre o grupo que certamente age em prol do mesmo objetivo: alcançar bons resultados em uma disputa. O problema é que o fortalecimento da ideia de sucesso individual como valor máximo desconsidera por completo o próximo e o coletivo, em outras palavras, ignora a natureza social do ser humano, em nome da cultura da meritocracia.

Candidatas a Miss Estudantil Mirim 2018, que participaram da 1ª Gincanas de CMEIs em nossa cidade.