Este projeto tem como objetivo a restauração ambiental dos nossos bens mais preciosos, nossa terra, nossos costumes, nossa cultura nosso valor, nossa “fonte” de vida e uma estratégia de ação municipal para alavancar a linha econômica e comercial do município. Um projeto que reúne um trabalho coletivo da população para a implantação de trabalho de cidadania para jovens a conservação da fonte de águas cristalinas da nossa cidade em nível de realidade e uma garantia de nossos direitos para anos futuros. Um projeto que inclui rotas para a exploração das riquezas e visitações de nossas terras e uma tarefa grupal que abrange boa parte da nossa extensão territorial.
Durante algumas reuniões intersetoriais de gestão, foi levantado este tema de qual importância a nossa cidade. Pureza pertence a uma região do mato-grande, é localizada a 70 quilômetros da capital potiguar, é conhecida pelo olheiro de Pureza, o Balneário Municipal Coronel Onofre Soares, também já conhecida como Taça de Pedras e até Pau Ferro. Há alguns anos a fonte que é nascente do rio Maxaranguape e principal fornecedora de água potável para cinco municípios da região sofre com uma degradação crescente e devastação pelo tempo e maus cuidados. Percebendo isto uma comissão se dedica a criação, implantação e execução de um plano ambiental para Pureza ser fortalecida na rota turística do estado e abraçar a causa para salvar e cuidar da nossa fonte.
Diante da importância do assunto foi criado o “Projeto Viver Pureza –Rota das Águas”, onde o apego da idéia é o turista vivenciar Pureza, sentir a energia, visitar nossas terras, conhecer nossa historia, reavivar nossa cidade, desbravar os segredos e sentir uma experiência inesquecível principalmente na memória dos que aqui nos visitar.